Otimizamos a sua produção

Stello Planner

O planeamento e escalonamento a produção continuará a ser um dos maiores desafios do setor produtivo nos próximos anos. Com a Indústria 4.0 cada vez mais presente, o desafio de otimizar o planeamento das ordens de fabrico e os processos de produção apresenta-se como uma necessidade crescente. O Stello Planner destaca-se, assim, como uma ferramenta indispensável para a produção, com o objetivo de contribuir para o aumento da produtividade e da competitividade do processo produtivo e, logo, da empresa. Para isso centra-se em três pilares base no seu modo de atuação:

Principais características e objectivos do Stello Planner

Cumprir os prazos de entrega;
Minimizar os tempos de preparação, de inatividade e de paragens;
Maximizar a utilização de recursos e sub-recursos;

Utilizar algoritmos matemáticos para obter, de forma expedita, uma boa solução, dando a possibilidade de utilizar vários critérios de otimização, em simultâneo.

Disponibilizar uma interface gráfica para auxiliar o utilizador na utilização e tomada de decisões, de forma intuitiva, fácil e confortável.

Algoritmos avançados que ajudam a gerir a produção

O Stello Planner incorpora algoritmos flexíveis e eficientes, baseados em meta-heurísticas (técnicas relativamente gerais para problemas de otimização combinatória), nas suas variantes multiobjectivo e sistemas de apoio à decisão sofisticados, que reforçam o papel do agente de decisão (planeador) e a sua interação com todo o sistema. Os algoritmos são desenvolvidos em permanente colaboração com o INESC TEC, tendo já dado lugar a diversos artigos científicos e teses académicas.

Principais critérios de otimização

Minimizar Tempo de Preparação

Minimizar Entregas Fora de Prazo

Minimizar Tempo de Espera

Minimizar o Maior Atraso

Minimizar o Desvio de Datas

Maximizar o Nível de Carga

Maximizar Satisfação de Prioridades

Maximizar a Faturação

Maximizar a Eficiência Energética

Interface gráfica intuitiva e fácil de utilizar

Planear, numa primeira análise, é resolver os conflitos de interesses entre os departamentos comercial e produção. A necessidade de rentabilizar a capacidade de produção disponível, representa uma oportunidade de otimizar os recursos e melhorar o processo produtivo. O grande desafio de uma ferramenta para o planeamento é conseguir que se produzam na fábrica as quantidades que foram planeadas:

software

Para que o utilizador consiga planear a sua produção e avaliar cenários, o Stello Planner disponibiliza-lhe uma interface gráfica intuitiva e de fácil utilização. A partir desta interface, é possível aceder-se a todas as funcionalidades de configuração, consulta e interação com o planeamento, para além de ser se poderem comparar as várias programações (simulações) efetuadas e os respetivos indicadores (KPIs). Assim, o utilizador poderá, de uma forma sustentada, decidir qual das simulações deverá aprovar e enviar para a produção.

Gráficos interativos disponibilizados pelo Stello Planner

Acompanhe as simulações através de vários gráficos de Gantt. O Stello Planner oferece ao utilizador vários gráficos de Gantt que permitem interagir com o planeamento ou, simplesmente, visualizar e analisar os resultados dos cenários gerados.

Destacamos como mais importante o Gantt de Recursos, já que é neste que se interage com o planeamento para se poder alterar a localização de uma determinada operação, de acordo com as necessidades do utilizador, entre muitas outras possibilidades. É também a partir deste gráfico que se acede, de forma fácil e direta, à consulta dos dados de uma operação e/ou da ordem de fabrico, à qual esta pertence.

Gantt de Recursos

Permite interagir e visualizar o planeamento, com todas as operações por recurso e tempo, interligações entre elas, dados gerais e específicos, atraso, etc...

Gantt de Subrecursos

Permite visualizar a utilização dos mesmos, ao longo do tempo, associados aos recursos onde são necessários.

Gantt de Ordens de Fabrico

Permite visualizar a disposição temporal das mesmas, bem como as informações relativamente a estas.

Cargas

Permite visualizar toda a informação relativa aos diferentes tipos de cargas colocadas nos recursos.

Fácil integração com outros sistemas

Com o objetivo de executar um planeamento da produção mais eficiente, com base na realidade global da empresa, é importante que o Stello Planner seja alimentado com informações fidedignas acerca dos dados relacionados com a produção. Sendo a comunicação feita através de ficheiros XML, é fácil e rápido integrar com outros sistemas, que podem existir em diferentes plataformas, permitindo trabalhar com cenários reais da empresa.

Funcionalidades detalhadas do Stello Planner

Além das tradicionais funcionalidades presentes num software de planeamento de produção, podem destacar-se algumas do Stello Planner, que adicionam valor a esta ferramenta.

Gestão de recursos

Entre os diferentes tipos de recursos que o Stello Planner é capaz de gerir, existem dois que merecem especial destaque:

Os recursos do tipo Batch

Onde podem ser executadas, num mesmo período temporal, diversas operações de diferentes ordens de fabrico, conjugadas com base em compatibilidades e dimensões, de acordo com a capacidade finita do recurso em causa (por exemplo um forno ou um tanque)

Os recursos do tipo Túnel

Têm características semelhantes aos do tipo Batch, mas as operações não têm que começar e terminar todas ao mesmo tempo (uma esteira ou uma linha de pintura, por exemplo)

Gestão de Subrecursos

No Stello Planner é possível gerir sub-recursos (elementos que limitam a utilização de um ou vários recursos). Estes podem ser ferramentas, moldes, operadores, equipamentos de transporte, entre muitos outros exemplos possíveis. Dependendo do processo de fabrico, a inclusão de sub-recursos é fundamental para garantir a aderência de um planeamento à realidade da empresa.

Definir caraterísticas múltiplas e matrizes de transição

As características múltiplas e as matrizes de transição permitem ao Stello Planner otimizar, de forma dinâmica, e em tempo real, os tempos de preparação das operações nos recursos, em função das simulações que se vão gerando.

Agrupar operações com base nas suas características e ajustar os tempos de preparação com base no definido nas matrizes de transição, permite ao Stello Planner a desejada aproximação à realidade, que, de uma forma dinâmica e rápida, possibilita ajustar o lead-time da ordem de fabrico, sempre com o objetivo de o otimizar, ou seja, de o diminuir.

As etiquetas de eficiência energética possibilitam a utilização dos recursos de um ponto de vista energeticamente mais eficiente. As características de eficiência energética, juntamente com a sua matriz de transição, garantem o escalonamento das operações com menor custo energético, num determinado período.

Uma solução expansível

Sendo necessário, existe, ainda, a possibilidade de expandir o Stello Planner, mediante a utilização de módulos externos (plug-ins), invocados a partir de vários pontos. Esta característica permite a adição de funcionalidades extra, de forma a aumentar a abrangência das funções base oferecidas, consoante as necessidades do cliente.

Um painel de controlo para apoiar na tomada de decisão

O painel de controlo do Stello Planner é o ponto de partida para o sistema de apoio à decisão, relativamente a várias simulações em análise. Com base nas “radiografias” de diversos cenários produtivos, o utilizador consegue focar a sua atenção nos indicadores (KPIs) que definiu como críticos. A partir deste ponto, a sua avaliação centrar-se-á nos aspetos que possam pôr em causa os objetivos produtivos da organização, ajudando a mitigá-los.

A comparação de simulações, baseadas em possíveis soluções, construídas a partir de uma mesma base, mas moldadas por diferentes hipóteses, é facilitada pela atribuição de uma nota ponderada, com base nos aspetos chave para o planeador.

Todo o processo é feito de uma forma dinâmica, permitindo navegar na informação e recorrendo a representações gráficas para facilitar a identificação dos pontos críticos a serem analisados.

A partir do painel de controlo é ainda possível otimizar a solução inicialmente obtida. Desta forma, entrega-se ao computador a tarefa de processar grandes quantidades de informação e executar cálculos complexos, libertando o utilizador para acrescentar valor, avaliando a situação baseado na sua experiência.

Num nível mais macro, o Stello Planner também permite o apoio à tomada de decisão ao nível do investimento com vista à melhoria do processo produtivo como um todo. A utilização continuada e permanente do Stello Planner gera séries estatísticas longas, que anulam episódios pontuais (pontos fora da curva). Assim, através de uma análise cuidada, será possível identificar onde a empresa deverá investir em recursos e/ou processos, de forma a eliminar o que, de forma recorrente, pode vir a limitar a sua operação.

Conheça a opinião dos nossos clientes Stello Planner

Ler mais

Newsletter

Subscreva a Newsletter e fique a par das novidades e eventos

Contactos

40º 38´ 34,13269’’ N  8º 38’ 52,68585’’ W

J9V2+5R Aveiro