Início Empresa Produtos APS Contatos Projetos e Apoios
Produtech

Designação do projeto – SI I&DT Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico

 

Código do projeto – 24541

 

Objetivo principal – Uma agenda de investigação e inovação para a modernização da indústria, nos domínios da gestão e organização industrial, tecnologias de informação, tecnologias de produção e sistemas de produção ciber-físicos.

Região de intervenção – Norte e Lisboa

 

Entidade beneficiária – Softi9 – Inovação Informática, Lda.

 

 

Data de aprovação – 09-08-2017

 

Data de início – 01-10-2017

 

Data de conclusão – 30-09-2020

 

Objetivos, atividades e resultados esperados / atingidos

 

Objetivos

O programa mobilizador PRODUTECH SIF encontra-se dividido em 8 PPS, sendo um dos PPS destinado exclusivamente a atividades de demonstração e gestão. No sentido de responder às necessidades identificadas nas áreas temáticas abrangidas pelo mobilizador, definiram-se os seguintes objetivos específicos por PPS.

 

                Atividades / Resultados esperados

 PPS1 - SISTEMAS DE PRODUÇÃO EM REDE

Como uma das pedras basilares do Mobilizador PRODUTECH SIF, o PPS1 resulta da necessidade de criação de condições adequadas para a ligação em rede dos sistemas de produção, respetivos equipamentos industriais e sistemas de informação empresariais, permitindo a sua operação interoperável, coordenada e/ou integrada.

Este PPS contribui para o âmbito global do projeto através de uma clara e abrangente identificação e caracterização de arquiteturas e soluções de referência de suporte à realização de um ambiente integrado de produção em rede e ainda da exploração da informação disponibilizada a partir de inovadores sistemas de produção ciber-físicos.

Concretamente, este PPS visa desenvolver uma plataforma interoperável baseada na abordagem de arquitetura de serviços em nuvem, utilizando sistemas ciber-físicos de forma a suportar e auxiliar computacionalmente a gama de equipamentos de manufatura avançada.

Ao nível das atividades a desenvolver, será realizada a identificação e caracterização dos cenários industriais e análise dos requisitos, bem como a definição do modelo de referência e arquitetura global do sistema. Será ainda desenvolvida uma FrameWork para aquisição de dados em ambientes de produção em rede suportados por sistemas de produção ciber-físicos. Uma das atividades com mais impacto neste projeto centra-se no desenvolvimento de vocabulários e taxonomias de referência para a transformação de dados entre diferentes formatos. Numa fase final serão desenvolvidas ferramentas que em ambiente colaborativo de produção em rede permitam a agilização e flexibilização dos processos de partilha de informação, culminando no desenvolvimento da plataforma tecnológica de interoperabilidade que permitirá a gestão e o funcionamento orquestrado da rede de produção.

 

PPS4 - Desenvolvimento, Gestão e Melhoria de Sistemas de Produção Ciber-físicos (SPCF)

O PPS4 tem por objetivo o desenvolvimento de um conjunto de metodologias e ferramentas informáticas dedicadas à gestão do ciclo de vida de SPCF, desde a sua conceção e desenvolvimento, passando pela sua gestão operacional e melhoria, e assegurar a integração e tratamento de dados das ferramentas informáticas através de uma plataforma de IIoT (Industrial Internet of Things).

Estas ferramentas, com carácter inovador, enquadram-se no âmbito do paradigma Indústria 4.0 e ajudarão as empresas fornecedoras de software de gestão industrial a adaptar a sua oferta de produtos a este paradigma emergente, possibilitando o fornecimento de meios às empresas industriais para suportar a conceção, desenvolvimento, operação e melhoria de SPCF.

O PPS4 é composto por 4 atividades, a saber:

4.1 – Desenho e Otimização de Sistemas de Produção Ciber-Físicos, que tem como objetivo conceber e desenvolver uma plataforma para o desenho SPCF flexíveis de elevado desempenho;

4.2 – Planeamento e Operação de Sistemas de Produção Ciber-Físicos, que tem como objetivos desenvolver soluções inovadoras de planeamento e gestão da operação de SPCF, segundo os referenciais da Indústria 4.0;

4.3 – Diagnóstico e Melhoria de Desempenho de Sistemas de Produção Ciber-Físicos, tem como objetivo geral o desenvolvimento de metodologias e ferramentas, traduzidos em módulos de software, que permitam uma avaliação holística do desempenho de sistemas de produção e contribuam para a melhoria contínua, baseadas no pensamento Lean e filosofia Kaizen; e

4.4 – Fabrico Inteligente dedicada ao desenvolvimento de quatro subsistemas cujo objetivo geral é desenvolver e dotar uma plataforma de IIoT com mecanismos de análise preditiva e descritiva de dados.

 

O PPS4 é coordenado pelo INESC TEC e conta com a participação de seis ENESII (CENTRO DE APOIO TECNOLÓGICO À INDÚSTRIA METALOMECÂNICA, INEGI, INESC TEC, INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO, UNIVERSIDADE DE AVEIRO e UNIVERSIDADE DO PORTO), sete desenvolvedores e tomadores de tecnologia (CEI, CRITICAL MANUFACTURING, FLOWMAT, SISTRADE, SOFTI9, TALUS e VANGUARDA) e três utilizadores industriais (AZEVEDOS INDUSTRIA, IDEPA e SILAMPOS).

As entidades fornecedoras de tecnologias de informação terão a responsabilidade de desenvolver e incorporar nos seus portfólios de produtos os resultados da responsabilidade dos ENESII, dando-lhes a robustez necessária à utilização em ambiente industrial.

As empresas utilizadoras industriais AZEVEDOS, CEI, IDEPA e SILAMPOS terão a responsabilidade de contribuir para a definição de requisitos e validar os resultados intermédios e finais.

Os resultados do PPS4 serão objeto de demonstração pública na empresa IDEPA.