A Softi9 Softi9 APS Parceiros e Clientes Projetos e Apoios Contactos e informações
Funcionalidades detalhadas do Softi9 APS

Além das tradicionais funcionalidades presentes num software de planeamento de produção, podem destacar-se algumas do Softi9 APS, que adicionam valor a esta ferramenta.

Gestão de recursos

Entre os diferentes tipos de recursos que o Softi9 APS é capaz de gerir, existem dois que merecem especial destaque:

  • Os recursos do tipo Batch - Onde podem ser executadas, num mesmo período temporal, diversas operações de diferentes ordens de fabrico, conjugadas com base em compatibilidades e dimensões, de acordo com a capacidade finita do recurso em causa (por exemplo um forno ou um tanque)
  • Os recursos de tipo Túnel - Têm características semelhantes aos do tipo Batch, mas as operações não têm que começar e terminar todas ao mesmo tempo (uma esteira ou uma linha de pintura, por exemplo).

Gestão de sub-recursos

No Softi9 APS é possível gerir sub-recursos (elementos que limitam a utilização de um ou vários recursos). Estes podem ser ferramentas, moldes, operadores, equipamentos de transporte, entre muitos outros exemplos possíveis. Dependendo do processo de fabrico, a inclusão de sub-recursos é fundamental para garantir a aderência de um planeamento à realidade da empresa.

Defina características múltiplas e matrizes de transição

As características múltiplas e as matrizes de transição permitem ao Softi9 APS  otimizar, de forma dinâmica, e em tempo real, os tempos de preparação das operações nos recursos, em função das simulações que se vão gerando.

Agrupar operações com base nas suas características e ajustar os tempos de preparação com base no definido nas matrizes de transição, permite ao Softi9 APS a desejada aproximação à realidade, que, de uma forma dinâmica e rápida, possibilita ajustar o lead-time da ordem de fabrico, sempre com o objetivo de o otimizar, ou seja, de o diminuir.

As etiquetas de eficiência energética possibilitam a utilização dos recursos de um ponto de vista energeticamente mais eficiente. As características de eficiência energética, juntamente com a sua matriz de transição, garantem o escalonamento das operações com menor custo energético, num determinado período.

Uma solução expansível

Sendo necessário, existe, ainda, a possibilidade de expandir o Softi9 APS, mediante a utilização de módulos externos (plug-ins), invocados a partir de vários pontos. Esta característica permite a adição de funcionalidades extra, de forma a aumentar a abrangência das funções base oferecidas, consoante as necessidades do cliente.

Um painel de controlo para apoiar na tomada de decisão

O painel de controlo do Softi9 APS é o ponto de partida para o sistema de apoio à decisão, relativamente a várias simulações em análise. Com base nas “radiografias” de diversos cenários produtivos, o utilizador consegue focar a sua atenção nos indicadores (KPIs) que definiu como críticos. A partir deste ponto, a sua avaliação centrar-se-á nos aspetos que possam pôr em causa os objetivos produtivos da organização, ajudando a mitigá-los.

A comparação de simulações, baseadas em possíveis soluções, construídas a partir de uma mesma base, mas moldadas por diferentes hipóteses, é facilitada pela atribuição de uma nota ponderada, com base nos aspetos chave para o planeador.

Todo o processo é feito de uma forma dinâmica, permitindo navegar na informação e recorrendo a representações gráficas para facilitar a identificação dos pontos críticos a serem analisados.

A partir do painel de controlo é ainda possível otimizar a solução inicialmente obtida. Desta forma, entrega-se ao computador a tarefa de processar grandes quantidades de informação e executar cálculos complexos, libertando o utilizador para acrescentar valor, avaliando a situação baseado na sua experiência.

Num nível mais macro, o Softi9 APS também permite o apoio à tomada de decisão ao nível do investimento com vista à melhoria do processo produtivo como um todo. A utilização continuada e permanente do Softi9 APS gera séries estatísticas longas, que anulam episódios pontuais (pontos fora da curva). Assim, através de uma análise cuidada, será possível identificar onde a empresa deverá investir em recursos e/ou processos, de forma a eliminar o que, de forma recorrente, pode vir a limitar a sua operação.